quinta-feira, 20 de outubro de 2011

TPM... muita calma nessa hora!


 
Há alguns meses que estou sentindo na pele o que é realmente a tão falada TPM (Tensão Pré-Menstrual). Talvez eu venha sentindo há mais tempo, mas comecei a observar a data que a minha menstruação estava para chegar e terminei associando, pois tinha que ter um motivo contundente.

Como pode sem motivo algum, ficar chateada por qualquer bobagem, chorar por cenas simples na novela, reclamar do marido por coisas banais, preguiça, insônia, vontade louca de comer doce, ansiedade... Só pode ser a tal da TPM, nada justifica essas crises depressivas momentâneas. 

 




Já não bastasse o meu corpo e os meus seios ficarem inchados e doloridos, surgirem algumas acnes no meu rosto, dor de cabeça, cólicas e agora depois dos meus 30 anos de idade ter essa sídrome de tensão pré-menstrual.






 
Então, decidi pesquisar um pouco sobre o assunto e passar para vocês:


O que é TPM?

A sigla TPM vem da "Tensão pré-menstrual.
Aproximadamente 80% das mulheres em fase reprodutiva apresentam sintomas na fase pré-menstrual, sendo que apenas 3 a 5% de forma grave a ponto de impedir a rotina ou o trabalho. Seu início ocorre em média aos 26 anos de idade e tende a piorar com o tempo.

O que causa a síndrome?

A Organização Mundial de Saúde ainda não reconheceu a tensão pré-menstrual como uma entidade patológica, mas já há um estudo em andamento e brevemente teremos como tratá-la. Mas a teoria que prevalece diz que os incômodos são influênciados pela variação hormonal normal do ciclo menstrual, que interfere no sistema nervoso central.

Quais os principais sintomas?

Psicológicos
Irritabilidade, nervosismo, descontrole das ações ou emoções, agitação, raiva, insônia, dificuldade de concentração, letargia (lentificação para fazer as coisas), depressão, sensação de cansaço, ansiedade, confusão, esquecimento freqüente, baixa auto-estima, paranóia, hipersensibilidade emocional, ataques de choro.

Gastrintestinais
Dores abdominais, inchaço, constipação, náusea, vômitos, sensação de peso ou pressão na pelve.
 
Dermatológicos
Acne, inflamações na pele com coceira, agravamento de problemas dermatológicos preexistentes.
 
Neurológicos
Dores de cabeça, tonteira, desmaios, entorpecimento, irritabilidade, sensação de zumbido, machucar-se facilmente, contrações musculares, palpitações, descoordenação dos movimentos
 
Outros
Aumento da retenção de líquido causando sudorese fácil, intumescimento das mamas, e ganho de peso periódico, diminuição do volume da urina (o que contribui para a retenção de líquido). Aumento da predisposição a alergias e gripes, alterações visuais (talvez devido a retenção de líquidos), conjuntivites (não necessariamente infecciosa), palpitações do coração, dores menstruais, diminuição da libido (desejo sexual), mudanças no apetite (para mais ou para menos), ondas de calor.

O que fazer para aliviar e até evitar esses sintomas?
  • Fazer atividades físicas (caminhada ao ar livre ou andar de bicicleta) ajuda a tirar a tensão e melhorar a auto estima.
  • Fazer uma alimentação saudável com verduras, legumes e frutas. E diminur o sal, pois ele contribui com a retenção de líquidos, causadores do inchaço no corpo;
  • Em caso de agravamento dos sintomas, procure sua ginecologista. 
  
Pois é amigas, somos mulheres e infelizmente temos que passar por estas situações. Se vocês também tem essa síndrome terrível, comentem!!




Beijooss e espero ficar bem melhor quando a minha crise da TPM passar...


MFCR



Nenhum comentário:

Postar um comentário